Revista Eletrônica Estácio Papirus, Vol. 4, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CRESCER PARA SABER: O TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E ASSERTIVIDADE COM ADOLESCENTES EM ÂMBITO ESCOLAR.

Jessica Karolene Sampaio Cardoso, Linamara Brito Coelho, Maria Das Graças Teles Martins

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a importância do Treinamento de Habilidade Sociais para desenvolvimento das competências sociais e a assertividade em adolescentes no âmbito escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo quanti-qualitativa, descritiva. Participaram da pesquisa 20 adolescentes entre as idades de 13, 14 e 15 anos tanto pertencente ao gênero masculino e feminino, alunos de uma escola privada da cidade de Macapá, regulamente matriculados no ensino fundamental II. Para investigar a dinâmica social do adolescente, foi utilizado o Inventário de habilidades sociais para adolescentes de Almir Del Prette E Zilda Del Prette,2014 (IHSA-Del Prette) no qual, trata-se de um instrumento de auto relato, que focaliza uma série de demandas sociais fundamentais, permite uma análise normativa e intra-individual do repertório do indivíduo. Os resultados sugeriram uma estrutura de 02 fatores consistente com as dimensões das habilidades sociais, no qual inclui assertividade e civilidade, os índices demostra que quanto maior a dificuldade na assertividade maior é a dificuldade da civilidade no percentil de (p


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.