Revista Mangaio Acadêmico, Vol. 2, No 3 (2017)

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Educação Fiscal nas Universidades Públicas Federais do Brasil: uma Avaliação das Ementas do Curso de Ciências Contábeis

Roseane Patrícia de Araújo Silva, Edivani Cinthia Frazão de Oliveira, Maria Eloísa Rodrigues Moura da Rocha

Resumo


O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar as ementas das universidades públicas federais do Brasil que possuem o curso de Ciências Contábeis, com o intuito de verificar em quais universidades o tema Educação Fiscal está presente na estrutura curricular do curso, bem como avaliar o conteúdo que está sendo propagado através de suas ementas. Como objetivos específicos têm-se: identificar quantos estados possui o curso de Ciências Contábeis nas suas universidades federais; identificar a quantidade de campus e verificação das ementas. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, delineada por pesquisa bibliográfica, tendo como base as ementas do curso de Ciências Contábeis das universidades federais. A pesquisa demonstra que existe uma carência nos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do Brasil envolvendo a discussão da temática promovida pela Educação Fiscal, impossibilitando o debate e o despertar da consciência cidadã voltada para a melhoria do bem estar social.

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