Monitoria e o processo de aprendizagem do aluno: um estudo na turma de Contabilidade II
Osmar Rennan da Silva Rodrigues, Josicarla Soares Santiago, Isabelle Carlos Campos Rezende
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a relevância da monitoria no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Contabilidade II inserida no Curso de Ciências Contábeis UFPB – Campus IV. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa descritiva e explicativa, com o auxílio do estudo multicasos. Para coletar os dados utilizou-se como instrumento o questionário aplicado junto aos alunos-discentes matriculados na disciplina de Contabilidade II, ministrada no 2º período, referente aos semestres 2015.2 (amostra de 25 alunos) e 2016.2 (amostra de 21 alunos). Os resultados encontrados revelaram que antes da explanação do monitor, na turma 2015.2, o índice geral de aproveitamento com relação a resposta do questionário foi de 60%, um valor relativamente ruim, se comparado a nota mínima de aprovação que atualmente é 7,0. Comparando esse resultado com o apurado na turma 2016.2 verifica-se que o aproveitamento foi de 46,56%, um valor abaixo do esperado, pois menos da metade dos alunos acertaram a questão. Todavia, no geral, ao analisar outros quesitos evidenciados no trabalho constatou-se que a agregação do conhecimento, mediante o auxílio do aluno-monitor, foi positiva. Desta maneira, percebe-se que o projeto de monitoria alcança suas finalidades com o intuito de dar subsídio ao aluno de Contabilidade II no processo de ensino-aprendizagem sendo possível apontar como beneficiários nesse projeto a Instituição de Ensino, o Professor, o Monitor e o Aluno. Sendo assim, o Programa de Monitoria influencia de maneira positiva o curso de Ciências Contábeis, da UFPB, Campus IV, fortalecendo o ensino e promovendo a interação da comunidade acadêmica.
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