Revista Mangaio Acadêmico, Vol. 1, No 2 (2016)

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Gestão do conhecimento e planejamento de carreira

Edisio Manoel Nascimento

Resumo


Diante das exigências determinadas pelo contexto do Mercado atual, faz-se necessário que o conhecimento possa ser gerenciado e, transformado em organizacional, permitindo que a empresa amplie a sua capacidade de atuar de forma competitiva e, com isto, garantir maior perenidade diante da acirrada disputa por espaço. Entretanto, este conhecimento, a princípio, pertence às pessoas que estão na Organização e, mais difícil ainda, naquelas que ainda farão parte deste específico mundo corporativo. Diante destas duas variáveis impactantes ao negócio, é preciso conceber a ideia da gestão do conhecimento, como resultante de ações interdependentes que passam pela correta definição das competências necessárias ao negócio, criteriosos processos de recrutamento e seleção buscando pela identificação e escolha de candidatos que preencham estas exigências e agreguem valor, além de um minucioso programa de treinamento e desenvolvimento que permita, consolidar estas capacidades individuais, transformando-as em organizacionais. Além disso, nesta disciplina teremos a oportunidade de identificar algumas ações mais contemporâneas, utilizadas pelas organizações, expandindo o olhar restrito do treinamento, para um conceito de universidade corporativa, explorando as possibilidades do envolvimento de toda a cadeia produtiva no processo.

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