Revista Mangaio Acadêmico, Vol. 1, No 2 (2016)

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Percepção e consumo: análise com base em estratégias psicológicas e comunicacionais

Luis Augusto de Carvalho Mendes, Wellington Alexandre Miranda da Silva, Vinícios Soares Costa Paulino da Silva, Thalyta Priscilla Felix Rodrigues, Marcos Henrique da Costa Silva

Resumo


O presente projeto tem o objetivo de propor um conjunto de análises de natureza científica sobre as estratégias comerciais vinculadas a produtos e suas diversas formas de comunicação, como embalagens, anúncios impressos, digitais ou audiovisuais. Para isso, será feito o uso de técnicas de pesquisas baseadas em Grupos Focais, compostos de no máximo 12 avaliadores, e em saberes das áreas do Marketing, Comunicação (Design e Semiótica) e Psicologia, como ferramentas necessárias para a compreensão dos efeitos que a comunicação comercial pode causar nos consumidores e em seus processos decisórios, como a atribuição de qualidade e nas decisões de compra. De forma objetiva, com o desenvolvimento da pesquisa se analisará o efeito das estratégias de Design na percepção dos consumidores por meio da avaliação das estratégias de comunicação de produtos. Em um primeiro momento a pesquisa será realizada com a ajuda de juízes, de preferência da área de Design ou Marketing, e em um segundo momento os juízes serão os próprios consumidores.

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