Revista Mangaio Acadêmico, Vol. 1, No 2 (2016)

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Endomarketing e turismo náutico: um estudo aplicado à cidade de João Pessoa-PB

Alessandra de Souza Queiroz, Elídio Vanzella, Adriana Brambilla

Resumo


As empresas que almejam competitividade devem entender que o sucesso depende da satisfação de seus consumidores e para isso precisam ter funcionários preparados e engajados. Uma das ferramentas à disposição dessas organizações é o endomarketing que visa desenvolver estratégias do marketing voltadas para o público interno, isto é, para os colaboradores das empresas. Através do endomarketing, é possível treinar e motivar os funcionários e, consequentemente, aprimorar o atendimento aos clientes externos. Em diversos setores, a adoção dos instrumentos de endomarketing pode cooperar com a satisfação dos consumidores, através da valorização dos trabalhadores. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização do endomarketing pelas empresas de passeios náuticos, localizadas na praia de Tambaú, na cidade de João Pessoa/PB. Para a consecução do objetivo proposto foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e aplicados questionários com funcionários das empresas turísticas náuticas com o intuito de conhecer se essas organizações aplicam os princípios do endomarketing. Os resultados demonstram que as empresas de passeios náuticos buscam valorizar os funcionários, através do compartilhamento de informações, da autonomia no desempenho de suas atividades e da motivação por parte dos gestores.

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