O Projeto Integrador como uma metodologia de ensino ativa no Curso Superior de Administração de Empresas
Simone F. Moura Cabral
Resumo
O Projeto Integrador (Workshop) é uma metodologia de trabalho ativa que possibilita a utilização em diversos cenários de sala de aula e que resgata o aluno como ser participante de seu processo de aprendizagem. O dilema norteador desse projeto é: como o aluno em sala de aula de curso superior pode correlacionar à teoria estudada com a vivência no seu ambiente de trabalho? A resposta sugerida que se propõe neste artigo é traçar o passo a passo de como professor irá utilizar ferramentas que possibilitem a aprendizagem contínua e estendida, desenvolvendo uma parceria aluno-professor. A realização de Workshop é uma ferramenta de poderoso alcance em que possibilita a realização dessa prática. O objetivo geral deste artigo é traçar novos horizontes que deem significado ao ato de aprender praticando. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com base na literatura de Kuller e Rodrigo (2014); Kolb (1984). A partir desse estudo a autora desenvolveu um modelo de aplicação de um projeto integrador correlacionando com o desenvolvimento de competências e as teorias da aprendizagem e pôde perceber o desenvolvimento de competências de gestão ao longo da sua aplicabilidade.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.