Revista Mangaio Acadêmico, Vol. 2, No 3 (2017)

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Transexualidade infantil na Psicologia: uma revisão bibliográfica

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, Andréia Marcia Moreira de Araújo, Carlos José Lima Guedelho, Calos Vitor Esmeraldo Albuquerque Beserra, Camila de Souza Machado

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve como escopo as discussões a respeito da transexualidade no mundo infantil e suas respectivas características abordadas nos contextos atuais. Método: O presente estudo desenvolveu uma revisão bibliográfica, utilizando-se das bases de dados, tais como: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e sites de interesses; dispondo de artigos publicados na íntegra entre os últimos anos, em que foram empregados os descritores pautados na transexualidade infantil no âmbito da educação e na sociedade, uma breve visão da psicanálise e por fim o cinema como perspectiva para melhor compreensão do tema. Resultados: Foram estabelecidos 10 artigos, os quais fazem referência a transexualidade como relações de gênero que se diferem do nascimento ao sexo biológico. Neste sentido, surgem diversos debates a caracterizar a transexualidade. E é perceptivo o número mínimo e  restrito do tema a tratar no contexto infantil. Conclusão: Os estudos firmam-se em ideias de que ainda há muito o que se falar em transexualidade infantil, pois em decorrência é considerável os errôneos conceitos obscuros e longínquos da realidade que a sociedade se detém.

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