Juris Poiesis, Vol. 20, No 24 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Direito e a Moral: Análise crítica da visão de MacCormick. Proposta de Nova Ordem Moral. DOI: 10.5935/2448-0517.20170019

Filipa Maria de Almeida Marques Pais D'Aguiar

Resumo


Objetivo -A dinâmica entre os conceitos de Direito e Moral, proposto por MacCormick em Institutions of Law – an essay in Legal Theory (Oxford, 2007, p. 207-221),admite uma análise crítica da relação dicotómica de reciprocidade e interdependência que subjaz a esta relação, sendo possível, in fine, vislumbrar um padrão de comportamento entre as duas variáveis, quer no decurso da história mundial quer na atualidade.

Metodologia- Na presente reflexão crítica foram adotadas a metodologia de abordagem hipotético-dedutiva e os métodos de procedimento histórico, monográfico e estruturalista que se reconduzem a três momentos essenciais: análise dos crimes e ofensas (1§); moralismo legal (2§) e crimes corporativos (3§), de forma a acompanhar as propostas deMacCormick para cada uma destas questões. Recorremos, ainda, a fluxogramas e gráficos para melhor ilustrar a nossa exposição bem como à aplicação da Teoria da Utilidade Esperada à análise económica do instituto do caso julgado, o que nos conduziu à formulação de hipóteses de carácter geral e abstrato.

Conclusões –Por fim, apresentamos o que nos parece constituir um padrão de comportamento verificado entre Direito e Moral e que retiramos da análise crítica de momentos históricos distintos na sua génese, mas convergentes no resultado. Partindo do padrão proposto, que apelidamos de Nova Ordem Moral, procuramos compreender o comportamento de fenómenos atuais que colocam em dicotomia os conceitos de Direito e Moral. Concluímos pela necessidade urgente de implementação da paz e civilidade que se constituem como pedra angular e fim último da dicotomia Direito-Moral.

 


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.