Gestão Contemporânea, Vol. 4, No 2 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MARKETING INTERNO E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO NA INDÚSTRIA CAPIXABA

Ana Carolina Júlio, Peter Altoé Noronha, Michele Janovik

Resumo


RESUMO - Marketing Interno e satisfação com o trabalho na indústria capixaba. O objetivodeste trabalho é identificar a percepção dos trabalhadores de uma empresa capixaba acerca dainfluência do marketing interno (MI) na satisfação com o trabalho. Em mercados competitivos, asorganizações precisam de estratégias emergentes, que vão além do desempenho econômico, paraobter vantagem competitiva. Entende-se que o MI é uma dessas estratégias, trazendo consigobenefícios como redução das taxas de turn over, qualidade na prestação de serviços, habilidade nagestão de mudanças e satisfação com o trabalho. Baseando-se no modelo de Gounaris (2006),realizou-se - por meio da aplicação on-line de questionários estruturados - uma pesquisa quantitativadescritiva com corte transversal. A análise dos resultados aponta que a aplicação de ações de MIpode ser relevante para a satisfação com o trabalho, o que estimula a adoção de tais práticas nasorganizações. Concluiu-se que os resultados desta pesquisa reforçam o argumento de que aorientação para o mercado interno (OMI) influencia a satisfação com o trabalho, revelando, porém,que o marketing interno pode impactar positivamente ou negativamente a satisfação com o trabalho.

Palavras-chave: Marketing Interno; Orientação para o Mercado Interno; Satisfação no Trabalho;Indústria Capixaba    


Texto Completo: PDF