PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA GESTÃO DE MANUTENÇÃO VISANDO À CONFIABILIDADE
Resumo
Com a finalidade de contribuir para a construção de novos saberes em manutençãode forma proativa, o artigo propõe, por meio da área de manutenção, a substituiçãode velhos modos de agir por novos conhecimentos e procedimentos. Neste trabalho,é feita uma proposta para verificar como a aprendizagem influencia o fator humanona construção do conhecimento, a fim de determinar o modo de ação damanutenção, suas políticas em busca de maior confiabilidade. O artigo caracterizasecomo uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Por meio da revisãoda literatura acerca da teoria da aprendizagem e da manutenção, foi possívelverificar que os processos de aprendizagem influenciam a política de manutenção,visto que a manutenção reativa é fortemente determinada pela aprendizagemoperante e que a manutenção proativa é também fortemente influenciada pelaaprendizagem significativa. Conclui-se que o conhecimento em manutenção éresultante da relação entre a aprendizagem e o aprendiz, num ambiente deinteração com a manutenção, fruto do estágio de desenvolvimento e maturidade daprópria organização. Num ambiente organizacional maduro, o conhecimento emmanutenção transforma os processos de gestão permitindo a disseminação desteconhecimento na busca da confiabilidade.
Palavras-Chave: aprendizagem; manutenção; confiabilidade; política demanutenção.
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