GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS EM PROCESSOS DE INOVAÇÃO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como as competências da liderança influenciam nos resultados de produtividade e qualidade dos serviços prestados por suas equipes em uma organização de telecomunicações que inova seus processos operacionais. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, cujas técnicas de investigação foram a pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, questionário com questões fechadas aplicados aos encarregados líderes das equipes de campo e entrevista com gestor de RH. Pelas análises realizadas, constatou-se que as ações de RH foram tardias no sentido de desenvolver competências necessárias aos líderes para torná-los capazes de administrar situações de mudanças nos processos de inovação tecnológica e de gestão administrativa que a empresa estudada passou, pois se pode constatar impacto negativo nos processos operacionais.
Palavras-Chave: Gestão de pessoas por competências. Competências da liderança. Influências da liderança.
Texto Completo: PDF