DESTARTE, Vol. 7, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GÊNEROS E IDENTIDADES: ESTIGMA E PRECONCEITO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Willian Silva Lung, Adriana Sartório Ricco

Resumo


RESUMO - Gêneros e identidades: estigma e preconceito na percepção de estudantesuniversitários. O trabalho tem como objetivo analisar a percepção e o comportamento de estudantese professores universitários no que diz respeito ao tema identidade de gêneros, identificando o nívelde tolerância e preconceito para a diversidade no ambiente acadêmico. Como procedimentometodológico, a pesquisa é do tipo descritivo e as técnicas de investigação utilizadas foram apesquisa bibliográfica e documental, seguida de levantamento. Como instrumento de coleta de dadosforam utilizados entrevista semiestruturada direcionada a professores, e questionário aplicado a umaamostra de estudantes de uma instituição de ensino superior. Como resultados, constata-se queapesar de uma maior tolerância no meio acadêmico, o preconceito para com a diversidade de gênerocontinua existindo neste ambiente, em menor grau, é claro, se comparado a outros setores dasociedade. Além disso, vê-se que a grande maioria dos estudantes não sabe diferenciar pessoascisgênero de transgênero, ou boa parte dos alunos fica em dúvida se pessoas transgênero podem serheterossexuais. É possível afirmar então que, parte do preconceito vem de pessoas que têm poucoembasamento sobre o assunto, gerando desinformação e por isso sendo guiadas pelo senso comume doutrinas religiosas.

Palavras-Chave: Identidade de gêneros. Estigma. Preconceito.    


Texto Completo: PDF