RELAÇÃO DO MERCADO INTERNO COM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO ENTRE PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
RESUMO - Relação do mercado interno com a satisfação no trabalho entre professores eminstituições de ensino superior. O estudo propõe medir a relação da adoção das ações demarketing interno, como o treinamento, a comunicação entre gestores e professores, comunicaçãointerna e o sistema de remuneração com a satisfação no trabalho de professores em duasInstituições de Ensino Superior. As consequências da implementação de estratégias de MarketingInterno tem sido consideradas como o fator de mais alto impacto para o sucesso da organização. Ocapital humano tem sido o foco da atenção das empresas, sendo tratado como vantagem competitivapotencial para prestação de serviço. Esse estudo aborda a importância dada às variáveis que sãoconsideradas como fatores influentes no comportamento dos funcionários. O estudo demonstrou queduas das variáveis medidas, Treinamento e Comunicação Gestor e Professor influenciam aSatisfação no Trabalho corroborando com a literatura revista. Admitindo a possibilidade de novosestudos em detrimento do baixo ajustamento da pesquisa (R² Ajustado), que demonstra que 86,7%da Satisfação no Trabalho pode ser explicada por outras variáveis que possivelmente se relacionamcom a Satisfação no Trabalho, desta forma considera-se esta uma pesquisa inicial, tendo em vista, asdiversas abordagens que poderão surgir para futuras demonstrações, sugerem-se novos estudossobre esta perspectiva.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho treinamento e comunicação professor e gestor.
Texto Completo: PDF