DESTARTE, Vol. 5, No 2 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

COCRIAÇÃO UMA FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Daniela Baggio, Vinícius Zanchet de Lima

Resumo


RESUMO - Cocriação uma ferramenta para o aumento da competitividade e desempenhoorganizacional: uma revisão de literatura. A cocriação vem sendo um dos fatores fundamentaispara o desenvolvimento das organizações, com as aceleradas mudanças, a alta competitividade deprodutos, serviços e processos no mercado, torna os perfis dos consumidores cada vez maisexigentes ao processo de inovação. Nesse contexto, este estudo teve o objetivo de compreendera abordagem da literatura de como as empresas trabalham com a cocriação, bem como se estapode ser utilizada como uma ferramenta de estratégia para melhorias no desempenho e nacompetitividade organizacional. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográficoreferente ao período de 1990 a 2014, por meio do uso das bases de dados Scielo, Ebsco,Capes, Emerald. Os artigos foram selecionados e agrupados em três categorias: a) cocriação e osseus benefícios; b) como as empresas trabalham com a cocriação; c) a influência da culturaorganizacional na cocriação. A análise dos resultados obtidos por meio da análise de conteúdorevelou que a literatura faz referências favoráveis à cocriação, indicando que a cocriação pode serutilizada como uma ferramenta de estratégia na melhoria do desempenho organizacional, bem comosendo uma fonte de vantagem competitiva.

Palavras-chave: Cocriação, Competitividade, Desempenho Organizacional.    


Texto Completo: PDF