DESTARTE, Vol. 5, No 1 (2015)

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APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL E O CONTEXTO DA SOCIEDADE PÓS INDUSTRIAL

Ana Carolina Júlio

Resumo


RESUMO - Aprendizagem como prática social e o contexto da sociedade pós industrial. Oobjetivo deste ensaio teórico é discutir a aprendizagem como prática no contexto da sociedade pósindustrial. Assim, articula-se como as mudanças no contexto pós industrial afetaram os processos e aorganização do trabalho, influenciando novas formas de pensar o conhecimento. A partir dos anos1980, os conceitos de aprendizagem e conhecimento são revisitados, dando-se ênfase aosprocessos de transformação e mudança das organizações. A aprendizagem como prática é umexemplo de novo enfoque teórico e empírico, buscando compreender o conhecimento a partir daspráticas cotidianas das organizações. Observa-se que apesar da hegemonia de estudos que adotamas abordagens cognitivas e psicológicas, o número de trabalhos sobre aprendizagem organizacionaltem crescido em quantidade e diversidade de dimensões, o que ressalta as limitações dasabordagens tradicionais e, consequentemente, uma lacuna de estudos. Considera-se que asabordagens que tratam o conhecimento apenas como um recurso organizacional, mesmo queimaterial, não exploram totalmente seu potencial. Conclui-se que as organizações são o resultado deseus processos de conhecimento, aprendizagem e práticas cotidianas, sendo a aprendizagem umacaracterística íntima da vida organizacional, o que constitui a própria organização.

Palavras-chave: Aprendizagem como Prática Social; Processo de Trabalho; Sociedade PósIndustrial; Gestão do Conhecimento.    


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