DESTARTE, Vol. 5, No 1 (2015)

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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PARA SEUS ESTUDANTES

Jeferson Margon, Lucas Poubel Timm do Carmo

Resumo


RESUMO - Representações sociais sobre o curso de administração de uma universidade paraseus estudantes. A Teoria das Representações Socais, baseada nas ideias de Moscovici, buscadiscutir como se dá a dinâmica das ações e do pensamento coletivo (ABRIC, 2000). A partir dessateoria, surgiu a perspectiva estrutural, que considera as representações sociais como sistemas deunidades cognitivas organizadas numa estrutura de conhecimento. O contexto sobre o que éadministração é resultado de interações sociais dinâmicas que também influenciam na representaçãodos alunos que optam pela carreira de administradores. Desta forma, este estudo buscoucompreender quais as representações sociais a respeito do curso de Administração da UniversidadeAlfa foram evocadas pelos alunos do diurno e noturno deste mesmo curso. Os dados foram coletadosa partir de teste de evocação e analisados por meio do software EVOC 2003. Foi identificado nonúcleo central das representações dos alunos aspectos positivos em relação ao curso, enquanto quenas zonas periféricas alguns elementos novos foram incorporados. Concluiu-se que o curso deAdministração da Universidade Alfa, para os alunos dos dois turnos, possui características positivasabordadas por Giroletti (2005) a respeito do crescimento dos cursos de Administração no Brasil. Alémdisso, contrapondo Giroletti (2005), não houve uma insatisfação considerável sobre a matriz curricularser muito teórica ou prática.

Palavras-chave: Teoria das Representações Sociais; Abordagem Estrutural; Evocação; Graduaçãoem Administração.    


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