DESTARTE, Vol. 4, No 2 (2014)

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A GESTÃO POR COMPETÊNCIA COMO MODELO GERENCIAL PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

Fernanda da Silva, Vanuza Nicolau Matias, Inayara Valéria DeFreitas Pedroso Gonzalez

Resumo


RESUMO - A gestão por competência como modelo gerencial para o alcance dos objetivos organizacionais: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. Este artigo teve como objetivo analisar de que maneira o modelo de gestão por competência existente em uma empresa de Telecomunicações influencia o alcance dos seus objetivos organizacionais. Como procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, cujos instrumentos de pesquisa foram a entrevista do tipo semiestruturada realizada junto à coordenadora de Rh da empresa, e a análise de documentos. A partir da análise qualitativa dos dados foi possível constatar que o modelo de gestão por competência que é utilizado pela profissional, colabora para o alcance dos objetivos organizacionais, pois compreende um conjunto de ferramentas que torna possível a prática de desenvolvimento de pessoas, e que mostra um caminho claro e coeso, necessário para se conseguir atingir os resultados. Respectivamente, é feito uso de um sistema de gestão de desempenho que contempla o detalhamento de perfis de competências para os cargos. O sistema é aplicado anualmente, envolve a apuração de metas individuais, com avaliação 360º, reuniões de feedback, planos de desenvolvimento individual e de metas futuras, buscando a aprendizagem e adaptação contínua, sempre à luz dos objetivos organizacionais gerais desmembrados em metas e indicadores de desempenho.

Palavras-Chave: Competência. Gestão por competência. Objetivos Organizacionais.    


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