IMAGEM TURÍSTICA: UM ESTUDO APLICADO À CIDADE DE AVEIRO PORTUGAL
Resumo
RESUMO - Imagem Turística: um estudo aplicado à cidade de Aveiro - Portugal. A imagem é uma componente fundamental do marketing, pois está relacionada com a ideia de que as pessoas tem sobre um produto ou uma empresa. No turismo, a imagem pode estar relacionada a um hotel, um restaurante, e, em geral, ao lugar, e isso pode ser positivo ou negativo. A imagem turística que as pessoas têm antes de visitar uma localidade pode ser formado por experiências, opiniões de amigos e familiares, meios de comunicação, entre outros fatores, e eles são os sentidos que se originam das expectativas, que após a visita pode ser confirmada ou não, e, neste sentido, é possível vislumbrar as opiniões do turista e sua satisfação com o lugar visitado. Nesta linha de pensamento, e através da pesquisa bibliográfica e exploratório-descritivo, com a utilização de questionários e ferramenta estatística, este trabalho tem como objetivo conhecer a imagem que estes visitantes tiveram antes e depois de conhecer a cidade de Aveiro em Portugal e com isso pretende contribuir com estratégias de marketing que podem divulgar a cidade, através do comportamento do consumidor, permitindo uma análise estratégica que visa a promoção de Aveiro como destino turístico. Os resultados mostram, estatisticamente, que após a visita os turistas ficam satisfeitos com a cidade de Aveiro.
Palavras-chave: imagem, marketing, comportamento, turismo, Aveiro
Texto Completo: PDF