ANÁLISE COMPARATIVA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: ESTUDO MULTICASOS NO MERCADO OLEIRO
Resumo
Objetivou-se com esse estudo, compreender e descrever quais são as estratégiasde marketing utilizadas pelos gestores da empresa Cerâmica Santa Maria eCerâmica Arco Iris. Por meio da técnica de entrevista semi-estruturada, chegou-se acompreensão das estratégias de marketing utilizadas pelos gestores consideradaspor eles como sendo competitivas no mercado oleiro, e que através da análisequalitativa, foi possível o confronto entre a teoria e à prática. Os resultados mostramque os dois gestores praticam um planejamento para atender as necessidades edesejos dos seus clientes-alvo, e que utilizam do mix de marketing de forma muitosemelhante. No entanto, os gestores se diferem quanto ao uso da propaganda comoestratégia de divulgação e quanto ao preço, pois o gestor da Cerâmica Santa Mariao formula mediante uma tabela de custos, e a gestora da Cerâmica Arco Irisdetermina seu preço mediante o mercado, observando a demanda.
Palavras-chave: Estratégias de marketing, competitividade, mercado oleiro.
Texto Completo: PDF