DESTARTE, Vol. 2, No 2 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TERCEIRIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA OUTSOURGING OF DISTRIBUTION IN RETAIL

John Kennedy Colodetti, Juliano Vieira dos Santos, Simone Da Ros Dalfior

Resumo


O presente artigo relata sobre a terceirização no comércio varejista, no setor dedistribuição. Aborda a terceirização no seu âmbito mais profundo, como história,conceito e fundamentos. Falará também sobre como se deu o surgimento no Brasil.Apresenta também um processo de terceirização abordando as vantagens edesvantagens no ambiente organizacional. Nesta perspectiva o presente estudo temcomo objetivo geral identificar os reflexos da terceirização na gestão de distribuiçãode uma empresa que atua no comércio varejista. A metodologia utilizada foi umapesquisa descritiva, composta por três partes (bibliográfica, documental e analise de caso). Os dados foram coletados na empresa L.COLODETTI, por meio de umaentrevista semi-estruturada com o gestor, e tratados qualitativamente com umaanálise do discurso. Os resultados desta pesquisa mostram que o gestor, aoterceirizar a área de distribuição e transporte, conseguiu reduzir os custosoperacionais e, principalmente, aumentar sua vantagem competitiva.

Palavras-chave: Terceirização, vantagens, desvantagens, distribuição.    


Texto Completo: PDF