DESTARTE, Vol. 2, No 2 (2012)

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A ABORDAGEM DA TEORIA GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: REFLEXÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS

Anderson Pereira Portuguez, Edson Arantes de Ramos

Resumo


Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a abordagem da teoria geográfica nasescolas brasileiras de Ensino Fundamental. Observou-se como a Geografia vemsendo tratada como ciência e como disciplina na lógica das atuais avaliações oficiaisda qualidade educacional e refletiu-se sobre alguns desafios que se impõem aosgeógrafos educadores. Concluiu-se que atualmente há um conjunto de conteúdosque revelam uma forte tendência de ruptura do ensino de Geografia com suatradição positivista. Esta mudança, trazida em grande parte pelos parâmetrosoficiais, ancoram-se em correntes do pensamento científico consideradascontraponto à tradição descritivista/determinista da ciência em foco. O neomarxismo,o (pós) estruturalismo e o humanismo se fazem presentes no discurso derenovação da disciplina, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para quede fato a Geografia possa exercer seu papel transformador, nos moldes do que seespera de uma disciplina formativa, nos moldes de uma educação renovada,emancipatória e crítica. Concluiu-se ainda, que a teoria geográfica atualmente vemse renovando a partir dos novos desafios impostos pela educação no Brasil com osnovos parâmetros de aprendizagem preconizados e das políticas públicasdesenvolvidas.

Palavras-Chave: Geografia Escolar, Práxis Pedagógica, Qualidade de Ensino,Teoria e Método.    


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