DESTARTE, Vol. 2, No 1 (2012)

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O CICLO DE VIDA DO PRODUTO TURÍSTICO E AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO SOBRE BONITO (MS)

Ronny Alves Rangel, Juliana Mírian Porto Chaves

Resumo


O modelo "Ciclo de vida produtos turísticos", desenvolvido por Butler em 1980, tem como objetivo verificar os estágios pelos quais passam um produto turístico, sendo estes a introdução, o desenvolvimento/crescimento, a consolidação/maturidade, a estagnação e o declínio ou rejuvenescimento. Desta forma, este estudo teve como objetivo identificar o estágio do ciclo de vida tendo como produto uma localidade considerada referência na gestão sustentável do turismo. Na busca pelos dados, utilizou-se como depoentes os gestores públicos e privados da cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul (MS), através de pesquisa in-loco, cujo delineamento configura- se como estudo de caso. Foi feito um estudo exploratório acerca de pressupostos teóricos que balizam a temática do ciclo de vida de destinações turísticas e do marketing, cujo delineamento foi através de pesquisa bibliográfica. Este procedimento metodológico possibilitou a identificação do estágio do ciclo de vida do produto turístico na cidade de Bonito-MS, cujos resutados mostram que a cidade encontra-se na fase de consolidação/matutidade.

Palavras-chaves: ciclo de vida do produto; Bonito (MS); gestão de marketing.    


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