INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE NAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO
Resumo
A crescente e, certamente, irreversível informatização das atividades vem revelando um novo leitor, com novas capacidades cognitivas e interpretativas. Ao que tudo leva a crer, não é somente a forma como os indivíduos utilizam as novas tecnologias que interfere no processo de leitura, mas o modo como eles compreendem a importância da tecnologia no seu meio ambiente social é que vem afetando, embora de formas diferentes, a nossa linguagem comunicacional. Desse modo, o presente artigo tem como proposta de estudo dialogar sobre os novos processos de interação e interatividade que emergem junto com o advento das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação e sua base hipertextual de troca de informações. Uma vez que, o surgimento de uma nova tecnologia redimensiona, embora de formas diferenciadas, todos os setores da sociedade, e tanto aqueles que têm acesso como os que nunca utilizaram essa nova ferramenta têm o seu cotidiano modificado, acreditamos ser de fundamental importância nos propormos a pensar e a questionar: até que ponto estamos diante de uma linguagem realmente nova? E para tal, vamos analisar os conceitos de interação, interatividade e hipertexto; e as relações existentes entre eles, a fim de trazer dados que nos permitam dialogar junto à academia se eles constituem (ou não) uma modelo realmente novo e inovador de linguagem comunicacional.
Palavras-chave: Interação, Interatividade, Hipertexto.
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