DESTARTE, Vol. 2, No 1 (2012)

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A INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E A SENSIBILIZAÇÃO PARA O TURISMO

Ariella Rocha Borges Coutinho, Adriana Sartório Ricco

Resumo


Este estudo teve como objetivo demonstrar o impacto do conhecimento dopatrimônio cultural na vida dos alunos de uma escola de ensino fundamentallocalizada na região da Grande Vitória, a partir da análise dos discursos destepúblico, identificando referências de aprendizagem e sensibilização para o turismo.Para tal, foi realizado um estudo exploratório acerca dos pressupostos teóricos quebalizam a temática do patrimônio cultural e do turismo pedagógico, bem comopesquisa de campo utilizando-se como instrumento de coleta de dados roteiro deentrevista semi-estruturado dirigido a alunos e professores, cuja abordagemqualitativa possibilitou usar o método da análise dos discursos como tratamento dosdados. Constatou-se que essas crianças interpretam o patrimônio como algohistórico, cultural e turístico, tornando-se agentes multiplicadores dessa história àmedida que participam suas experiências com outras pessoas de seu círculofamiliar.

Palavras-chave: patrimônio cultural; turismo pedagógico; ensino fundamental    


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