DESTARTE, Vol. 1, No 1 (2011)

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GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMPORTAMENTO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO

Leonardo Cassa de Oliveira, Jane Gonçalves Fissicaro Procópio

Resumo


RESUMO - Gestão da informação e comportamento humano: um estudo de caso. Este estudo objetivou descobrir porque uma empresa que possui um sistema integrado de atendimento não possui um armazenamento e compartilhamento de algumas informações que deveriam circular por esse sistema. O referencial teórico utilizou como base autores como Nonaka e Takeuchi (1997), Tarapanoff (2004), Choo (2003), Davenport (1998) e outros no sentido de demonstrar que informação e conhecimento organizacional são diferenciais competitivos no cenário mundial. A partir dessa base teórica foi possível conceituar informação, conhecimento, conhecimento organizacional, gestão da informação, inteligência nas organizações, cultura e comportamento informacional. As entrevistas em profundidade permitiram que sentimentos e atitudes fossem revelados, desvendando dessa maneira o comportamento dos funcionários diante do sistema integrado de atendimento. A influência do ser humano nos processos organizacionais foi revelada como importante fator de observação da gestão por parte das empresas. Pôde-se constatar ainda que há perda de informação e em conseqüência, de conhecimento especializado, devido a um comportamento informacional inadequado, juntamente com a falta de mecanismos adequados de controle e incentivo à prática de retroalimentar o sistema.

Palavras-chave: Conhecimento Organizacional; Comportamento; Informação; Informacional.    


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