LIVROS EM BUSCA DE LEITORES: EDITORES BRASILEIROS DESCOBREM AS MODERNAS TÉCNICAS DE MARKETING E PUBLICIDADE EM MEADOS DO SÉCULO XX
Resumo
RESUMO - Livros em busca de leitores: editores brasileiros descobrem as modernas técnicas de marketing e publicidade em meados do século XX. Na década de 1950, o mercado editorial brasileiro de livros encontrava-se em crise devido às dificuldades econômicas do período pós-guerra e a entrada de novos hábitos de entretenimento no cotidiano da população: revistas, rádio, cinema, espetáculos, etc. Nesse contexto, alguns editores, preocupados com o futuro de sua atividade, buscaram organizar a classe e modernizar sua estrutura comercial visando fortalecê-la politicamente e introduzir práticas gerenciais mais adequadas ao sistema econômico da época. De modo a compreender como se deu essa ruptura na maneira de se comercializar livros, foi desenvolvida nesse trabalho uma extensa pesquisa em periódicos do período buscando construir parte da história editorial contemporânea do Brasil e expor alguns dos fatores que influenciaram a situação atual da leitura no país.
Palavras-chave: Mercado editorial brasileiro de livros; História da Comunicação; Crise do Livro; Publicidade e Propaganda; Marketing.
Texto Completo: PDF