Revista Ciência (In) Cena, No 8 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DA TELEVISÃO AO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE INICIAL DAS FANPAGES DO PROGRAMA AMERICAN IDOL NO FACEBOOK

Eduardo Silva Macedo, Katarina Milena dos Santos Gadelha, Pablo Cézar de Souza Laignier

Resumo


O objetivo deste trabalho é realizar uma análise dos desdobramentos interativos do reality show musical American Idol no ciberespaço, com um enfoque específico nas fanpages relacionadas ao programa no Facebook. A primeira seção apresenta a importância do programa American Idol para o formato dos reality shows musicais na atualidade; a segunda seção descreve o esquema geral do programa e algumas características de suas dezesseis temporadas; a terceira seção discute como os reality shows participam de uma “sociedade do espetáculo”, ao mesmo tempo em que oferecem novas possibilidades de interação e fomentam atividade dos espectadores em decorrência da convergência midiática; a quarta seção efetua uma análise empírica das fanpages relacionadas ao programa no Facebook; e, finalmente, são apresentadas algumas considerações finais sobre esta análise inicial.


Texto Completo: PDF