Revista Ciência (In) Cena, No 2 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SUBJACENTES AO PISA

Robinson Moreira Tenório, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo

Resumo


RESUMO

O presente trabalho discute as concepções de letramento matemático que permeiam a elaboração de itens para avaliação de larga escala da educação básica, mais especificamente o PISA (Programa Internacional de Avaliação Estudantil). O estudo foi realizada através de revisão bibliográfica e análise documental. O artigo apresenta diferentes concepções de letramento matemático e as habilidades em matemática exigidas nesta avaliação; estabelecer uma relação entre tais habilidades e o letramento matemático permitirá a realização de uma análise, a partir da perspectiva brasileira, das possíveis implicações da avaliação do letramento matemático no PISA para a melhoria da educação básica no Brasil.

 

Palavras-chave: Avaliação Educacional. PISA. Letramento Matemático.

 

ABSTRACT

This paper discusses the concepts of mathematical literacy that underlie the preparation of items for evaluation of large-scale basic education, more specifically the PISA (Programme for International Student Assessment). The study was conducted through literature review and document analysis. The article presents different conceptions of mathematical literacy and math skills required in the assessment; establish a relationship between these skills and mathematical literacy, enable the analysis, from the Brazilian perspective, of the possible implications of the assessment of mathematical literacy in PISA for the improvement of Brazilian basic education.

 

Keywords: Educational Assessment. PISA. Mathematical Literacy. 


Texto Completo: PDF

INDEXADORES: