Revista Ciência (In) Cena, No 2 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

COMPLEXIDADE E INCERTEZA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: POTENCIAIS CENÁRIOS PARA OS PROCESSOS EDUCACIONAIS

André Ricardo Magalhães

Resumo


RESUMO

Este trabalho discute o caráter anárquico e complexo das TIC, tecnologias da informação e comunicação, e seu impactos nos processos educacionais. Realiza uma leitura sobre os teóricos que tratam da complexidade, caos e incerteza, desde o ponto de vista matemático até as concepções sócio-antropológicas destes conceitos. Em seguida é feito uma descrição da sociedade contemporânea, pontuando a mesma na dimensão de sistemas complexos, evidenciando o caráter dinâmico e flexível da mesma e associando a teorias do caos e complexidade. Por último, o trabalho discute como as TIC, podem com seu caráter anárquico potencializar ainda mais as relações complexas existentes no cenário educacional. Assim, de maneira objetiva e clara, o presente texto objetiva trazer ao leitor subsídios para compreender de maneira inequívoca este caráter complexo da sociedade contemporânea, a indissociabilidade entre a tecnologia e a complexidade e a dinâmica complexa dos sistemas sociais e educacionais. Os resultados apresentados servem de arcabouço teórico para a compreensão destes fenômenos complexos e suas interferências no cotidiano educacional.

Palavras-Chave: Complexidade. Caos. TIC. Processos Educacionais.

 

ABSTRACT

This paper discusses the complex and anarchic character of ICT, information technology and communication, and their impact on educational processes. Carries out a reading about theorists dealing with the complexity, chaos and uncertainty, from the mathematical point of view until socio-anthropological conceptions of these concepts. And then a description is made of contemporary society, pointing in the same as dimension of complex systems, highlighting the flexible and dynamic nature of it and associating the theories of chaos and complexity. Lastly, the paper discusses how ICT can enhance with its anarchic character even more complex relationships that exist in the educational setting. Thus, objectively and clearly, this text aims to bring to the reader to understand subsidies unequivocally this complex character of contemporary society, the inseparability of technology and complexity and dynamics of complex social and educational systems. The results presented serve as a theoretical framework for understanding these complex phenomena and their interference in the educational routine.

Keywords: Complexity, Chaos, ICT, Educational Processes. 


Texto Completo: PDF

INDEXADORES: