Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Arquivos de Saúde, Biologia e Sociedade, periódico semestral da Faculdade Estácio de Juazeiro, publica estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da área biológicas e da saúde, propiciando o debate sobre os desafios postos.

A revista divulga artigos científicos inéditos que se concentrem no tema que a define. Em especial, resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa; ensaios. Periodicamente, quando for julgado conveniente e oportuno pelo Conselho Editorial, será lançado um número que focalizará um tema específico referente a questões relevantes para a área de Ambiente e Saúde. Esta decisão será divulgada com um mínimo de seis meses na página Notícias da revista, de modo a que os interessados possam enviar seus textos.

Arquivos de Saúde, Biologia e Sociedade não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou em outros periódicos, quer seja no país, quer no exterior. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Arquivos de Saúde, Biologia e Sociedade da Faculdade São Francisco de Juazeiro. O envio de qualquer colaboração implica o aceite da Licença Creative Commons CC BY.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação por Pares

Os trabalhos, sem qualquer identificação, serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial ou a um Conselheiro e a um Parecerista. No caso de discrepância na avaliação, será solicitada a análise de um terceiro parecerista. Os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo, mas cópias dos conteúdos dos pareceres serão enviadas aos autores. A publicação dos textos em relação aos quais forem sugeridas modificações estará condicionada ao acatamento das mesmas pelo autor ou autores. A relação dos Pareceristas ad hoc será atualizada pelo Conselho Editorial ao final de cada ano.1

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...