Evasão do Capital Intelectual das Universidades Públicas: Estudo na Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Mudanças ambientais geradas, principalmente, por uma revolução tecnológica possibilitam e forçam a migração do trabalho braçal para o trabalho intelectual, transformando a sociedade industrial em uma sociedade baseada no conhecimento. Esse artigo tem, por objetivo, analisar a saída de professores das universidades com capital intelectual acumulado e a importância das instituições de ensino no contexto atual, centrando no papel da universidade pública como agente de mudança e como instituição estratégica, por dar suporte à competitividade da nação no ambiente global. Por meio de coleta de dados documental, abrangendo o período de 1994 a 2003, buscou-se analisar informações sobre a evasão de docentes da Universidade Federal de Santa Maria, depois da participação em Programas de Desenvolvimento Institucional, confrontando o tempo que esses docentes dedicaram aos programas com o tempo de permanência na universidade após seu retorno. Conclui-se que a instituição formadora de capital intelectual está perdendo seu capital humano, após o retorno destes docentes de Programas de Desenvolvimento Institucional, pois não possui estratégias para retê-los e para aproveitar seus conhecimentos.
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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
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