Revista ADM.MADE, Vol. 17, No 3 (2013)

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“E se colocar pimenta?” Análise Semiótica da Identidade da Marca Chilli Beans

Viviane de Azevedo Sant'Ana, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumo


O presente artigo apresenta a análise da identidade da marca brasileira de acessórios de moda Chilli Beans. O estudo é baseado no modelo de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010) que utiliza o ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa. O objetivo do trabalho é explicitar as aproximações e os afastamentos entre o projeto de marca concebido pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. Os resultados do trabalho indicam que há correspondência entre a proposta e a percepção da identidade da marca, ainda que algumas manifestações específicas da marca atenuem essa relação.  identificação das fragilidades que afetam essa correlação permite, aos gestores da marca, a adaptação de sua proposição de sentido, ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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