Entregas do e-commerce e mobilidade urbana: análise das relações entre fretes, prazos e locais de entrega
Resumo
O aumento da população urbana aliado à falta de planejamento das cidades resulta em vias congestionadas, o que leva à redução da mobilidade. A redução da mobilidade afeta as empresas do e-commerce frontalmente, uma vez que o serviço de entrega é um dos principais elementos que influenciam a satisfação do cliente. Este trabalho teve, por objetivo, buscar melhor compreensão das situações que relacionam a mobilidade urbana aos serviços de entrega de mercadorias das empresas do e-commerce, por meio dos fretes. Para isso, um experimento foi conduzido com a simulação de compras on-line de diferentes produtos para entregas em regiões com diferentes níveis de mobilidade urbana. Os preços de entrega coletados foram analisados estatisticamente e, em seguida, foi conduzida entrevista com diferentes organizações relacionadas com entregas de mercadorias, a fim de se compreender o processo de precificação das entregas. O resultado da análise dos dados indica que, na amostra coletada, não existe diferença estatística de frete para entregas em regiões com baixos e altos níveis de mobilidade. Apesar de regiões de baixa mobilidade apresentarem características que tornam as operações mais caras, como restrições ao tráfego de veículos de carga, congestionamentos, dificuldade para realizar carga e descarga de mercadorias e dificuldade de acesso, elas são beneficiadas por alguns fatores, como o alto volume de entregas.
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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
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