Revista ADM.MADE, Vol. 17, No 3 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Estudos de Consumo: um Convite para a Riqueza e para a Simplicidade da Pesquisa de Rituais Brasileiros

Mariana Braga Nogueira Cupolillo, Leticia Moreira Casotti, Roberta Dias Campos

Resumo


O objetivo deste ensaio teórico é explorar a presença de estudos sobre rituais no campo de comportamento do consumidor, enfatizando a sua contribuição às pesquisas brasileiras de estudos de consumo que possuem dimensões culturais, simbólicas e coletivas. Para tanto, posiciona-se historicamente o campo de estudo do comportamento do consumidor evidenciando-se a decorrente compreensão de temas antes não abarcados em seu domínio, como o dos rituais de consumo. Posteriormente, discute-se o conceito de ritual por diferentes autores da área de estudos de consumo, e também a acomodação do tema na Consumer Culture Theory (CCT). Ao final, o ensaio percorre estudos sobre rituais no Brasil, em destaque na área de Administração, e defende que seja dada maior relevância a esse tema, dada as diversidades existentes no País, para que melhor se entenda a sociedade de consumo brasileira. 


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743