‘Lugar de Homem’: Materialidade e Masculinidades em Espaços de Barbearias
Resumo
As barbearias são tradicionalmente espaços de circulação de homens onde as masculinidades são projetadas e negociadas. Nesse sentido, esse estudo buscou compreender como a materialidade dos espaços de barbearias é utilizada pelos consumidores na construção e expressão de suas masculinidades. Como método, foram realizadas observação em seis barbearias e dezessete entrevistas com consumidores e prestadores de serviços. As fotografias, notas de campo e falas dos entrevistados foram interpretadas a luz da Teoria Dialética da Cultura Material, de Miller (2013), percebendo as condições de agência, obstinação e humildade da materialidade desses espaços e admitindo consumidores e objetos como elementos constitutivos entre si, a partir de suas interações. Os resultados sugerem que a materialidade dessas barbearias aparece como uma moldura normativa material, orientando os sujeitos acerca de ideias individuais e coletivas sobre suas masculinidades. Implicações acadêmicas e gerenciais são postuladas.
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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
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