Revista ADM.MADE, Vol. 23, No 2 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

‘Lugar de Homem’: Materialidade e Masculinidades em Espaços de Barbearias

Natália Contesini Santos, Severino Nunes Pereira, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumo


As barbearias são tradicionalmente espaços de circulação de homens onde as masculinidades são projetadas e negociadas. Nesse sentido, esse estudo buscou compreender como a materialidade dos espaços de barbearias é utilizada pelos consumidores na construção e expressão de suas masculinidades. Como método, foram realizadas observação em seis barbearias e dezessete entrevistas com consumidores e prestadores de serviços. As fotografias, notas de campo e falas dos entrevistados foram interpretadas a luz da Teoria Dialética da Cultura Material, de Miller (2013), percebendo as condições de agência, obstinação e humildade da materialidade desses espaços e admitindo consumidores e objetos como elementos constitutivos entre si, a partir de suas interações. Os resultados sugerem que a materialidade dessas barbearias aparece como uma moldura normativa material, orientando os sujeitos acerca de ideias individuais e coletivas sobre suas masculinidades. Implicações acadêmicas e gerenciais são postuladas.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743