Revista ADM.MADE, Vol. 22, No 2 (2018)

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Qualidade em Fenomenografia nas Organizações

Carlos Frederico Trevia, Samantha Luiza de Souza Broman, Leandro Schoemer Jardim, Sandra Regina da Rocha-Pinto, Maria Isabel Peixoto Guimarães

Resumo


Nos últimos anos, a fenomenografia vem ganhando relevância nos estudos organizacionais de perfil qualitativo e interpretativo. É considerada uma perspectiva nova porque possibilita descrever e teorizar fenômenos do ambiente de trabalho com base no conjunto das maneiras pelas quais é concebido pelos praticantes. Por ser relativamente recente, sua prática se dá de formas distintas, e com críticas à qualidade. O presente artigo objetiva contribuir com a discussão sobre os princípios de qualidade em estudos fenomenográficos. Para tanto, partiu-se de uma revisão sistemática da literatura sobre fenomenografia nas bases SCOPUS (244 artigos) e Google Acadêmico (1210 artigos). Identificou-se que os principais temas discutidos no debate teórico sobre fenomenografia são a expansão para outras áreas, os aspectos epistemológicos e ontológicos, o posicionamento do pesquisador, as práticas de análise e a geração de teoria. Em seguida, foram sistematizados os seguintes aspectos de qualidade específicos da fenomenografia:  definição do fenômeno e dos sujeitos, realização das entrevistas, leitura das transcrições, busca de significados, definição das categorias do espaço de resultado, contribuição prática e geração de teoria. Por fim, apontou-se suas principais implicações para os estudos organizacionais, com destaque para o conhecimento prévio do pesquisador sobre o contexto e a definição consistente do fenômeno.


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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