Custo do Transporte como Ferramenta de Gerenciamento Logístico para a Soja: o Caso da Rota Maringá – Paranaguá
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar os custos do frete e seus valores de mercado para uma das rotas mais representativas da logística interestadual da soja a granel: a rota Maringá – Paranaguá. São apresentadas as características da cadeia da soja no Brasil com uma descrição de sua evolução histórica, mostrando que o aumento da produção e do esmagamento de soja colocou o Brasil na segunda posição mundial como exportador. Apresentam-se as condições rodoviárias e a importância dessa modalidade para o Brasil e para o estado paranaense. Os resultados sugerem que os transportadores estão obtendo fretes de retorno – ou seja, na rota Paranaguá – Maringá. Isto porque a remuneração auferida com o serviço de transporte de soja na rota Maringá – Paranaguá mal é suficiente para bancar-lhe os custos, restando reduzida margem para os transportadores. Em outras palavras, os transportadores precisam conseguir o frete de retorno para serem capazes de compensarem os custos de sua viagem de volta.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001
Tel.: 21-22069743