Concepção de um Terminal Regulador de Contêineres como Elemento Impulsionador da Intermodalidade na Região do Porto de Santos
Thiago Barros Brito, Rui Carlos Botter, Rodolfo Celestino dos Santos Silva
Resumo
O rápido crescimento da movimentação de contêineres na região Sudeste do País contrasta com a intensificação dos problemas logísticos enfrentados pelo Porto de Santos, principal escoador de carga conteinerizada nacional. O comércio internacional brasileiro corre sério risco de sofrer perda de competitividade internacional caso um plano logístico emergencial não seja posto em prática. Esse trabalho tem, como objetivo, verificar a viabilidade da concepção de um Terminal Regulador de Contêineres na região de Cubatão, próxima ao Porto de Santos, por meio da técnica de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos. A função do terminal em estudo é atuar como um “pulmão” logístico, introduzindo melhorias operacionais que favoreçam o porto e a carga movimentada, além de funcionar como elemento integrador intermodal na Baixada Santista, oferecendo a opção de transbordo de cargas por meio de três modais: rodoviário, aquaviário e ferroviário. Trata-se, porém, de apenas um pequeno passo face ao grandioso problema enfrentado. Para que o objetivo do trabalho fosse alcançado, foi necessário primeiramente tomar conhecimento da extensão do problema e de todas as peculiaridades que envolvem o sistema logístico da Baixada Santista. A partir daí foi possível a construção de modelo de simulação, validado em seguida. Com o modelo validado, foram testados diversos cenários, caracterizando as possíveis configurações de operação do terminal.
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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
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