Revista ADM.MADE, Vol. 22, No 1 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Transição da Folha de São Paulo do Ambiente Off-line para o On-line: um Desafio de Gestão de Marca

Luciana Azevedo Pereira, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumo


O desenvolvimento da internet e as inovações tecnológicas permitiram o surgimento de novas formas de comunicação e causaram impactos na produção e disseminação de informação pelos veículos de comunicação. Tais mudanças impactam a marca de um veículo de comunicação no momento de sua expansão para o ambiente on-line, em especial para as redes sociais, e as interações com seus leitores, gerando um desafio gerencial para essa marca. Neste contexto, o presente trabalho investiga se existe convergência entre o projeto de marca proposto pelo jornal Folha de S. Paulo e três manifestações fundamentais da marca: a versão impressa (off-line), o website e o perfil no Facebook (on-line). O estudo utiliza modelo de projeto e de manifestação de identidade de marca e as ferramentas teórico-metodológicas da semiótica discursiva de linha francesa para a análise das manifestações da marca. A fim de aprofundar a compreensão das interações que se dão entre a Folha de S. Paulo e os seus consumidores-leitores, recorre-se a modelo segundo o qual as interações podem se inserir em quatro regimes: programação, manipulação, ajustamento e acidente. Os resultados da análise sugerem que há convergência entre o projeto de marca e manifestações estudadas. No entanto, o percurso do ambiente off-line para o on-line pode gerar novos significados para a marca, impactando sua relação com o consumidor, uma vez que sofrem alterações os temas publicados, a linguagem utilizada e, especialmente, as formas de interação entre veículo de comunicação e leitores.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743