Revista ADM.MADE, Vol. 22, No 3 (2018)

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Identidade Gerencial dos Prefeitos: um Estudo a Partir das Práticas Discursivas

Adriana Ventola Marra, Jéssica Costa de Faria, Letícia Mara de Freitas, Dara Heleno da Silva, Samara de Menezes Lara

Resumo


Este artigo tem, como objetivo, compreender a construção da identidade gerencial dos prefeitos, analisando-a a partir de suas práticas discursivas. A construção das identidades envolve processo que comporta uma dupla transação: a biográfica, do sujeito com ele próprio, entre quem ele foi e quem quer ser; e a relacional, entre o sujeito e o que lhe é oferecido nos contextos de formação e de trabalho e o que é atribuído pelos outros. A partir deste pressuposto teórico, foi realizada pesquisa qualitativa com 11 prefeitos de municípios mineiros. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por análise do discurso. Os percursos semânticos identificados foram as qualidades necessárias ao exercício da função, a abnegação, a injustiça e o prazer. Ao falarem de si, os prefeitos identificam-se como sujeitos movidos pela vocação, pelo amor e pelo prazer, mas seus discursos são atravessados pela vitimização, pelo altruísmo e pelo sentimento de injustiça.


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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