Revista ADM.MADE, Vol. 20, No 2 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura

Marisol Rodriguez Goia, Renato Lago Pereira Chaves

Resumo


Este artigo propõe uma leitura sociológica e antropológica para o crescimento do mercado brasileiro de cerveja artesanal, voltando-se à dinâmica local do fenômeno na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da “fabricação” de uma cultura específica, o mercado de cerveja artesanal vem desempenhando papel central na construção da dimensão material dessa cultura, que pode ser percebida sob três aspectos fundamentais: aprendizagem, sociabilidade e identidade. A presente pesquisa concentra-se na dimensão da identidade, voltando-se para as ações de comunicação e para o posicionamento de marcas de cervejarias artesanais que reivindicam uma identidade carioca para seus produtos, dialogando com valores e comportamentos associados à cultura local da cidade. Analisando as conotações empregadas por cervejarias artesanais, foi localizado conjunto de simbologias dentro de um sistema que conjuga ou que funde dualidades para construir identidades locais e específicas, como uma forma de diferenciar as cervejas cariocas em um mercado global.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743