MÃES DE SHOPPING: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do Dia das Mães
Maytê Cabral Mesquita, Luiz Antônio Mattos Carmo, Matheus Lemos Andrade, Adriano de Mendonça Joaquim
Resumo
No Brasil, das datas festivas, o dia das mães é de especial relevância, pois apresenta um grande volume de vendas e representa a segunda data mais importante para o comércio, sendo superada apenas pelo Natal. Faz parte da nossa cultura presentear nesse dia as figuras que assumem o papel materno. Os estabelecimentos comerciais costumam investir em publicidade para a divulgação dos seus produtos e serviços e, nessas peças, observa-se uma imagem que representa a figura materna. Frente as atuais discussões travadas com relação a gênero, percebeu-se a importância de problematizar os modelos de mães representados por esses conglomerados nas campanhas publicitárias por eles veiculadas. O objetivo desse trabalho foi, portanto, o de realizar uma análise sociossemiótica das campanhas publicitarias divulgadas nos websites dos grandes shoppings localizados no município de Belo Horizonte. Percebeu-se o fato de as mães serem representadas por mulheres jovens, brancas, magras, sempre acompanhadas por uma criança ou outra imagem do sexo feminino, a qual mimetiza a figura materna. Concluiu-se que o modelo de mãe trouxe consigo nítidas marcas de classe e raça. Ademais, percebeu-se que a ausência de figuras masculinas, como pai ou filho, o que reforça a separação dos papeis de gênero. Dito de outra forma, viu-se nessas mães uma série de estereótipos, preconceitos e “questões mal resolvidas” da realidade social brasileira.
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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
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