Revista ADM.MADE, Vol. 16, No 1 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Métricas de Gestão do Conhecimento: Análise em Artigos Publicados em Periódicos Científicos de 2001 a 2011

Eduardo Kunzel Teixeira, Mirian Oliveira

Resumo


O conhecimento tem sido considerado cada vez mais importante para as empresas, classificado como um ativo de grande influência no desempenho organizacional. A gestão do conhecimento é o conjunto de processos que envolvem a geração, o armazenamento, a disseminação, a utilização e a mensuração do conhecimento, alinhados com os objetivos da organização. A dificuldade na mensuração do conhecimento compromete a capacidade da empresa em comunicar seus resultados, estabelecer metas e avaliar o retorno dos investimentos em gestão do conhecimento. Este artigo verifica o panorama das literaturas nacional e internacional sobre métricas e sobre formas de avaliar o conhecimento na última década. O artigo é uma pesquisa qualitativa com a análise do conteúdo dos resumos de 52 artigos relacionados à gestão do conhecimento, ao capital intelectual e aos sistemas de informação. Os resultados apontaram a carência de trabalhos sobre métricas de gestão do conhecimento, bem como ausência de padronização e de indicadores capazes de informar, em termos financeiros, o retorno da gestão do conhecimento. Futuras pesquisas devem ser desenvolvidas aprimorando a seleção de artigos e refinando as categorias de codificação para tornar a análise mais detalhada. 


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743