Estágio Docência: Reflexões sobre o Tornar-se Professor de Administração
Resumo
Este trabalho contempla a reflexão de um grupo de estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade pública do estado de Santa Catarina sobre a formação e a prática docente por eles vivenciada, em um projeto de extensão de curso complementar em Administração. No referencial teórico o artigo aborda conceitos sobre educação, sobre o papel do professor e sobre a formação docente, contextualizando o papel do estágio docente nessa trajetória formativa nos cursos de pós-graduação em Administração. Partindo da experiência vivenciada e da reflexão sobre o estágio docente por esse grupo de estudantes, o método utilizado de coleta de dados foi o grupo focal e reflexões coletivas, a partir de experiências semelhantes. Na reflexão realizada ficou evidente a importância de maiores preparo e apoio aos novos docentes, por meio de disciplinas e de cursos de docência, da necessidade de maior troca de experiências com outros docentes, da sistematização de experiências anteriores, e da necessidade de gerar mais espaços e formas de reflexões sobre as práticas docentes.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001
Tel.: 21-22069743