Revista ADM.MADE, Vol. 19, No 3 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Possibilidades e Desafios para Uma Abordagem Andragógica no Ensino em Administração e Contabilidade

David Silva Franco, Kely Cesar Martins de Paiva, Stefânia de Castro Helmold

Resumo


A andragogia é uma abordagem teórico-metodológica voltada para a educação de adultos, e estabelece que esse público adquire novos conhecimentos incorporando-os aos saberes práticos, de forma autônoma, participativa e a partir do compartilhamento de experiências. Já quando se trata da pedagogia tradicional, seu modelo mais comum institui uma hierarquia de conhecimentos e autoridade do professor sobre o aluno, cabendo a esse último o papel passivo de absorção das informações passadas. O presente estudo objetiva descrever e analisar a concordância de estudantes de Administração e de Contabilidade sobre pressupostos da andragogia e da pedagogia tradicional, bem como a percepção sobre qual dessas formas de ensino-aprendizagem se manifesta mais proeminentemente na instituição onde estudam. Os resultados indicaram que, embora os alunos apresentem concordância maior com os pressupostos da andragogia, o ensino que vivenciam na educação superior ainda apresenta características mais marcantes da pedagogia tradicional. Esse quadro instiga reflexões a respeito das possibilidades e desafios para adoção de uma prática andragógica no ensino superior.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743