Revista ADM.MADE, Vol. 13, No 1 (2009)

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A “Felicidade” Ilusória dos Comedores das Flores de Lótus – um Ensaio sobre as Relações entre Modernidade, Publicidade e Resistência

Fernanda Miranda Vasconcellos Motta, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão

Resumo


A teoria crítica formulada pelos teóricos da Escola de Frankfurt da primeira geração contém uma série de denúncias sobre a “irracionalidade” contida no projeto de civilização moderna. Os autores abordam o fenômeno de emergência da Indústria Cultural e avaliam as formas por meio das quais ela contribui para o estabelecimento de um estilo de vida ilusório e prejudicial ao efetivo desenvolvimento humano e social.  O objetivo deste trabalho consiste em se evidenciar todo este esforço reflexivo empreendido pelos filósofos de Frankfurt, buscando-se compreender como as técnicas publicitárias, inseridas no contexto da Indústria Cultural, são apropriadas como instrumentos de dominação e de controle social. O ponto de partida para este estudo é a obra Dialética do Esclarecimento, de Horkheimer e Adorno. Adicionalmente, são tomados em consideração os movimentos contemporâneos de resistência que adotam técnicas publicitárias para realizarem o caminho inverso: levar os indivíduos a uma conscientização quanto aos malefícios do sistema e contribuir para o processo de emancipação destes. O alcance desses movimentos em termos políticos é avaliado, tomando-se como base as considerações de Herbert Marcuse a este respeito.


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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