Cultura Material e Materialismo: Explorando os Valores, os Significados, as Características e as Influências no Consumo de Joias
Paula Karina Salume, Marcelo de Rezende Pinto, Liliane de Oliveira Guimarães
Resumo
O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa empírica com uma amostra de consumidores cujo objetivo foi investigar a relação entre materialismo e outros aspectos importantes no consumo de joias. Na revisão da literatura, priorizou-se discussões atinentes à questão da cultura material e aos pontos considerados relevantes no consumo de joias. Para atingir os resultados propostos, foi implementado um survey on line. Ao final da coleta, obteve-se 216 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como análise de regressão, análise de cluster e teste t. Os resultados sinalizaram que existem evidências estatísticas quanto à relação entre o construto materialismo e os construtos valor, significados, características e influências no consumo de joias, o que parece estar de acordo com a literatura relacionada à cultura material.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139
Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá
Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001
Tel.: 21-22069743