Revista ADM.MADE, Vol. 20, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Discurso, Experiência de Trabalho e Formação Empreendedora: Um Estudo sobre a Empresa Junior PUC-Rio.

Bruna Flor Rimolo Menezes, Alessandra de Sá Mello da Costa

Resumo


Nos últimos anos as discussões sobre empreendedorismo no Brasil têm se intensificado, ocorrendo um aumento na produção de conhecimento acerca do tema (AVILA et. al, 2014), com a ampliação de programas de apoio, cursos especializados, publicações, eventos e pesquisas (VALE, CORREA e REIS, 2014). Neste processo, o tema incorpora-se às grades curriculares das instituições do ensino superior, como por exemplo, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração que sugerem um perfil para o administrador que desenvolva, entre outros pontos, uma capacidade empreendedora (SARAIVA, 2007). Assim, estas instituições passam a promover o empreendedorismo em diferentes iniciativas: concursos de ideias de negócio, incubadoras de empresas, investimentos em novas metodologias para formação empreendedora e incentivo à criação de empresas juniores (CASEIRO e SANTOS, 2012). Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo identificar em que medida a experiência de trabalho em uma Empresa Júnior contribui para o desenvolvimento de um perfil empreendedor. De agosto a outubro de 2013, foram entrevistados dezenove alunos da Empresa Júnior PUC Rio. Os discursos analisados indicam que a empresa estimula o desenvolvimento das competências empreendedoras por meio de fatores como liberdade e autonomia, tolerância ao erro, diversidade de aprendizado, desafios constantes e iniciativas inovadoras.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial/Universidade Estácio de Sá

Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar – Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20071-001

Tel.: 21-22069743