Revista ADM.MADE, Vol. 25, No 3 (2021)

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A Influência da Personalidade Proativa e da Iniciativa Pessoal no Job Crafting em um Banco Público Brasileiro

Morgana Monica Pereira de Freitas, Marcus Brauer Gomes, Isabel de Sá Affonso da Costa, Ettore Oriol

Resumo


O sistema bancário, em incessante busca por lucros, sujeita seus funcionários a estresses psicológicos, físicos e emocionais. Uma das formas de minimizar estas consequências danosas é o job crafting (JC): um processo voluntário, instintivo e autoiniciado de ressignificação do trabalho. Pessoas com tendência a tomar iniciativa, agir e perseverar são consideradas portadoras de personalidade proativa (PP) e trabalhadores orientados para a ação são tidos como pessoas com iniciativa pessoal (IP). Esta pesquisa avaliou a influência de PP e IP em JC no Banco X utilizando MEE-MQP, WarpPLS 7.0 e três escalas: Job Crafting Scale (JCS), Proactive Personality Scale  - escala de Personalidade Proativa (PPS) e escala de Iniciativa Pessoal (IP). A análise estatística n = 553 revelou: correlação positiva de PP e IP em relação a JC (PP → JC = .22; p

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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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